Divirta-se!

Aqui você encontra notícias e análises sobre diversos consoles, incluindo os da nova geração e os que deixaram saudades. Divirta-se \o

sexta-feira, dezembro 23, 2011

12 Estúdios de games que faliram em 2011

Sem dúvidas, 2011 foi um dos melhores anos da história dos games. Fantásticos jogos lançados de forma consistente durante todo o ano, com muitos DLC para incrementar a jogabilidade. Apesar da investida incessante de lançamentos impressionantes, tem havido uma névoa escura que paira sobre 2011 desde que o ano começou; a morte de estúdios de desenvolvimento.

A indústria perdeu um monte de desenvolvedores de jogos este ano. Para muitas pessoas que trabalham nos jogos que amamos, este ano foi horrível.

Alguns estúdios ficaram sem dinheiro, alguns encontraram a execução de seus editores, e alguns faliram devido as próprias produções. Também vimos Sony, Silicon Knights, Harmonix, Activision, 2K, THQ, Ignition e Zipper Interactive, demitiram uma quantidade alarmante de funcionários nos últimos 12 meses. Jogos são um negócio duro. Em média, um desenvolvedor faliu por mês em 2011 - vale a pena lembrar.

Bizarre Creations
1988-2011
Conhecido por:
Project Gotham Racing, Blur, Geometry Wars

O que aconteceu: Aqui está um estúdio com uma vida estranha. Bizarre explodiu na Xbox original com a sua excelente corrida Project Gotham, e depois novamente no Xbox 360 quando Geometry Wars se tornou uma obsessão na Xbox Live Arcade. The Club não foi o hit que esperavam que fosse, mas ele provou que a Bizarre tinha algumas idéias puras batendo em torno de sua cabeça. Eles provaram o seu valor, por isso, quando a Activision os adquiriu em 2007 eles tinham um pouco de liberdade criativa. Eles voltaram a competir com o Blur, que foi muito bem recebido, mas foi novamente um fracasso financeiro. A Activision marcou a Bizarre na lista de morte quando colocou-os no jogo de James Bond, Blood Stone. Bizarre tinha feito um jogo decente de tiro em terceira pessoa e carros, mas Blood Stone fracassou também.

Depois de incertezas em torno do seu futuro no final de 2010, a Activision matou a Bizarre Creations quando ninguém se aproximou para comprá-la. Alguns membros, desde então, juntaram forças para desenvolver um jogo para celular inicialmente chamado de Hogrocket.


Blur foi bom, mas não o bastante.


Team Bondi
2003-2011
Conhecido por: LA Noire

O que aconteceu: Bem, isso aconteceu. As longas horas, de alta tensão, e as condições de trabalho extenuante da Team Bondi levou a um número considerável de demissões por parte dos funcionários, influenciando o desenvolvimento de LA Noire. Juntamente com uma relação complicada com a Rockstar, cujo conflitos criativos e demanda de prazo supostamente causaram um problema mais profundo com o desenvolvedor, o futuro Team Bondi não foi nada brilhante após o lançamento de LA Noire. Logo após o lançamento, Bondi tornou-se insolvente e entrou em administração. Esta foi a causa da morte, e a Team Bondi foi fechada antes que pudesse garantir um acordo para seu próximo projeto.


Nem mesmo as inovações técnicas conseguiram manter a empresa, após tantas demissões e problemas com seus funcionários




Propaganda Games
2005-2011
Conhecido por: Turok, Tron: Evolution

O que aconteceu: Depois de dois lançamentos decepcionantes (o revival Turok e um game caça-níqueis do filme Tron), a empresa estabelecida em Vancouver, Propaganda Games, parecia que estava finalmente no bom caminho para cumprir as suas imensas potencialidades. Infelizmente, o projeto que poderia ter provado o verdadeiro talento do estúdio, Pirates of the Caribbean: Armada of the Damned, foi enlatado no final de 2010. Isso deixou a Propaganda sem projetos, já que a Disney "reestruturou" a equipe (nota: demitiu 70 pessoas).




O jogo parecia ser promissor


Black Rock Studio
1998-2011
Conhecido por: Pure, Split Second, Moto GP

O que aconteceu: Após demissões demasiadas atingirem a Black Rock, a Disney Interactive fechou o desenvolvedor apenas um ano após sua compra. Por quê? A Disney estava pressionando o pessoal para realinhar suas estratégias de negócio. O que parece é a Disney apostava em um estúdio de destaque que logo acabou por ser uma decisão de negócio ruim. O último jogo da Black Rock, Split Second, teve a infelicidade de ser lançado no mesmo dia que Red Dead Redemption e Alan Wake. O jogo arrebentou, mas não pôde segurar as vendas - em seu primeiro mês, Split Second não conseguiu fazer nem mesmo as vendas de 100 mil. O jogo de corrida anterior da Black Rock, Pure, também se esforçou para ter sucesso. Black Rock era um estúdio com grandes idéias e melhor execução. É uma pena que nunca vamos ver um outro Split Second, ou o que mais essa equipe poderia ter nos apresentado.


Ótimas idéias, ótima execução. Parece que esta empresa teve apenas azar.


Bedlam Games
2006-2011
Conhecido por: Dungeons & Dragons: Daggerdale

O que aconteceu: Com Scratch: The Ultimate DJ permanentemente cancelado, o único grande lançamento sob a bandeira Bedlam foi um decepcionante "dungeon crawler" (estilo de rpg que se resume em andar por labirintos intermináveis coletando itens e matando monstros para ganhar level) D & D para download . Bedlam estava trabalhando com a Atari em um jogo baseado na série Gamma World, mas podemos assumir que, depois de espantosos 90% da equipe sendo demitidos, Daggerdale não fez grandes números na Xbox Live Arcade, PSN, ou PC.


O último suspiro da Bedlam


Codemasters Studios Guildford
2007-2011
Conhecido por: Bodycount

O que aconteceu: O desenvolvimento do primeiro e único jogo da Codemasters Guildford foi ... problemático. Ele se mostrou mal feito em eventos de imprensa, de modo que a Codemasters teve que adiar seu lançamento para colocá-lo de volta aos trilhos. Não foi o suficiente. O gerente geral da empresa e produtor executivo do projeto abandonou o navio pouco antes da partida programada do Diretor Criativo Stuart Black, no outono de 2010. Bodycount era ambicioso, mas não podia viver de acordo com seus objetivos, tanto de forma crítica como financeiramente. As especulação nos fariam acreditar que a Codemaster afundou e matou sua filial de Guildford para reduzir suas perdas, mas a palavra oficial foi que a empresa queria se concentrar em jogos de corrida.


Muitas idéias e objetivos para pouco investimento.


EA Visceral Melbourne
2008-2011
Conhecido por: Dante's Inferno, Dead Space 2, The Godfather 2

O que aconteceu: A EA fechou esta divisão do estúdio Visceral Games (que ainda tem escritórios na Califórnia, Montreal e Shanghai), porque não viu lucros no futuro na divisão de Melbourne. Dizia-se por um tempo que Melbourne estava trabalhando em um jogo de Jack the Ripper para Xbox 360 e PS3. Mais tarde descobrimos que a equipe estava trabalhando em um shooter multiplayer chamado Blood Dust, cujo vazamento do trailer o deixou a mostra. Alguns membros do estúdio migraram para outros estados para tomar novos postos de trabalho com a EA, mas o destino do seu trabalho original permanece incerto.


Qual seria o rumo certo a se tomar no desenvolvimento de jogos?


THQ Digital Studios Phoenix
1996-2011
Conhecido por: MX vs ATV Alive, Cars, ATV Offroad Fury

O que aconteceu: Depois de MX vs ATV Alive - que tinham conteúdo limitado e uma estrutura DLC criminal - a THQ optou por cessar a produção da série de corrida anual completamente. Conseqüentemente, isso significa o fim da divisão em Phoenix da THQ, a Rainbow Studios. Foi o único desenvolvedor na série. Este foi, naturalmente, parte de uma iniciativa de reestruturação grande interna na THQ. Estamos notando um padrão entre "mau desempenho" e "realinhamento estratégico" em desenvolvedores ainda?


Outra série famosa que deixaremos de ver


THQ Digital Studios Warrington
2003-2011
Conhecido por: Red Faction: Battlegrounds, Warhammer 40,000: Kill Team


O que aconteceu: Como seu estúdio irmão em Phoenix, Warrington caiu vítima do baralho corporativo da THQ. Seus dois jogos para download - acompanhamentos para grandes marcas da THQ - não foram exatamente grandes hits, e foram recebido com críticas medíocres. A divisão de Warrington fechou em junho, um mês antes de seu último jogo, Kill Team, ser lançado. Sem grandes jogos para trazer muito dinheiro, era a natural, ou infeliz decisão, da THQ de encerrar o estúdio em Warrington.


Quando um estúdio entrelaçado com outro fecha, acontece o efeito bola de neve


THQ Studio Australia (Studio Oz)
2003-2011
Conhecido por: Avatar: The Last Airbender, The Avengers (cancelado)

O que aconteceu: Depois de trabalhar em jogos para crianças (com base em incríveis desenhos animados Nickelodeon), e do cancelamento e realocação de seus Warhammer 40K: Space Marine, o Studio Oz finalmente ganhou sua grande chance. Antes de ser fechado, Oz estava trabalhando no game sobre o filme The Avengers para a Marvel. O jogo de ação em primeira pessoa tinha uma boa promessa, mas nunca vamos ver como seria o resultado final.

Segue uma prévia do que poderia ser o projeto:



Kaos Studios
2006-2011
Conhecido por: Homefront, Frontlines: Fuel of War

O que aconteceu: Homefront é um jogo conturbado, com certeza, mas trouxe um banco de doentes para a THQ. O FPS de de invasão foi um enorme sucesso, arrecadando milhões, mas era a última coisa em que a Kaos iria trabalhar. Foi bem comercializado, e foi comercializado por um longo tempo, talvez por isso o orçamento foi o culpado pelo fechamento da Kaos. O gigante de publicação, desde então, entregou a sequência para a Crytek - espero que Homefront não os destrua também.




Blue Tongue
1995-2011
Conhecido por: The Blob, Marvel Super Hero Squad, Jurassic Park: Operation Genesis
O que aconteceu: É um outro estúdio da THQ. Adivinhe...



Fonte: IGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário