Divirta-se!

Aqui você encontra notícias e análises sobre diversos consoles, incluindo os da nova geração e os que deixaram saudades. Divirta-se \o

quinta-feira, março 26, 2009

Dragon Ball Budokai 3 (PS2)

Desenvolvedor: Dimps Corporation
Distribuidor: Atari
Gênero: Luta
Lançamento: Novembro de 2004

Dragon Ball é um dos animes mais conhecidos no mundo. Mesmo quem nunca assistiu, deve pensar naquele "desenho de luta em que personagens cabeludos se espancam e jogam magia". A série foi desenhada por Akira Toriyama, que tem traços distintos da maioria dos animes conhecidos. Seu estilo é único e pode ser notado em rpgs de qualidade como Chrono Trigger, Dragon Quest e Blue Dragon. Mas vamos ao que interessa, o jogo em si!

Dragon Ball Z Budokai 3 é o penúltimo jogo da franquia budokai, iniciada em outubro de 2003 pela mesma desenvolvedora e encerrando em 2008 com o recente Dragon Ball Infinite World, apesar de ter levado a série para o "abismo".

Mas porque analisar o 3º game? É simples: O primeiro foi decente, a mecânica do jogo estava se acostumando ao PS2; o segundo melhorou, mas colocou elementos estranhos que não existiam na série, como a fusão de Goku e Mr. Satan (Hercule); e o quarto, uma decepção para quem curtia o 3, a jogabilidade piorou, alguns personagens foram retirados e principalmente, o modo história é uma porcaria, com minigames chatos e lutas monótonas.

DBZ Budokai 3 passa por quase todas as sagas de Dragon Ball. A princípio, existem uns poucos lutadores, que vão sendo liberados a medida com que você zera o jogo. Existem vários modos de jogo, como o Dragon Universe (modo história), duelo simples e World Tournament (que serve pra ganhar uma grana no torneio de artes marciais). No jogo é possível evoluir os personagens como num rpg: existem atributos que podem ser preenchidos com pontos cada vez que você avança de nível, como Vida, Ki, força, magia...

O Dragon Universe inicia na saga dos Sayajins (dependendo de quem você escolhe, mas vamos escolher o Goku). É apresentado um mapa mundi, no qual você pode voar entre diversos pontos, como lutas para treinar, objetivos ou a busca de esferas do dragão e segredos, que são muitos. Esse é um dos pontos legais do jogo: para liberar certos personagens, você precisa visitar lugares vistos no anime, como a casa de Goku, a torre Karin, as montanhas e a casa do Mestre Kame. Dependendo com quem você falar, pode liberar algum personagem ou cápsulas.

As cápsulas são o coração do jogo, o elemento que o deixa divertido e gigante, se quiser liberar todas. Elas servem basicamente para melhorar seu personagem com golpes/habilidades para o combate, além de itens que recuperam a vida ou armaduras para aumentar a defesa. Existem 4 tipos de cápsulas: Habilidades (vermelha), Equipamentos (verde), Itens (laranja) e Sistema (cinza). As cápsulas com habilidades servem para colocar as "magias" como Kame Hame Há e transformações. As de equipamento servem geralmente para dar algum status a mais para o personagem, como força e defesa, mas algumas podem liberar transformações. As de itens são como "poções" em geral, aumentar vida, ki, aumentar defesa e ataque temporariamente. As de sistema são os segredos do jogo como personagens, músicas, mapas e cards especiais.

Os gráficos são um ponto forte no game, feito em Cell Shading, parecendo muito com o anime. A jogabilidade é simples: Soco, Chute, Ki e Defesa. Soco e chute fazem combos simples, mas podem ser misturados com as habilidades/ki. O melhor é que é tudo muito fácil de se fazer: para soltar o Kame Hame Há por exemplo, basta dar um toque no direcional para o lado do inimigo e apertar o ki/magia (é claro que você deve ter a habilidade equipada). Também é possível se teleportar para trás do inimigo e começar uma sequência de golpes como no anime, apertando Defesa+Lado do oponente na hora em que este te der algum golpe. Se você estiver equipado com alguma transformação, como por exemplo o Super Sayajin 1 do Goku, basta carregar o ki (segurar defesa + trás trás) e apertar defesa + R1 para se transformar, se tiver a quantidade de ki necessária.

As batalhas são muito rápidas e intuitivas quando se pega o jeito. Não adianta soltar magia adoidado que o oponente vai humilhar você, é preciso saber a hora certa pra atacar. Existe também o modo Burst/Rage (R2) ou como quiser chamar, em que o personagem fica com ki alto e parece não sentir os golpes (mas perde vida). Nesse modo, além dos golpes serem mais fortes, é possível utilizar os Ultimates, golpes especiais mais poderosos de cada personagem, que tem uma animação. Carregue o ki de Goku até o máximo e entre no modo Rage por exemplo. Chegando perto do inimigo, aperte novamente R2 e Goku jogará o inimigo para o alto, onde começa a animação. Ele fará a Genki Dama (Spirit Bomb) enquanto o jogador entra num tipo de minigame: se apertar os botões corretos na hora certa, vencerá o oponente, soltando a magia com força máxima. Alguns ataques são tão exagerados que destroem o mapa, transformando todo o cenário em volta do jogador.

Ainda no modo Rage, é possível usar o Dragon Rush, sequência de golpes iguais aos do anime com um golpe final poderoso. Para fazer, basta jogar o oponente para cima ou longe e apertar Círculo no modo Rage. Começará um minigame de adivinhar qual botão o atacante apertou. Se você lançou o inimigo para fazer o Dragon Rush, basta apertar qualquer um dos botões e esperar. Se o oponente apertou o mesmo, ele irá defender, caso contrário, a sequência prosseguirá.

Terminando, é possível utilizar as fusões com alguns personagens, o que deixa o jogo mais divertido. É claro que essas cápsulas (de fusão e transformação) são mais raras e difíceis de serem achadas, mas nada que uma visitinha ao Shop não resolva. Quando zerar o game com a maioria dos lutadores disponíveis no modo história, é aberto o modo Dragon Arena, onde você pode evoluir os seus personagens a vontade e liberar personagens e cápsulas raras.

Enfim, Dragon Ball Z Budokai 3 é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores jogos de luta da série pra PS2. As possibilidades se treinar seu personagem preferido são enormes, agora imagine correr atrás das cápsulas para ele. A parte boa é que também é possível reunir as esferas no modo história, o que facilita e aumenta a diversão do game. Com 38 personagens jogáveis (não incluindo as transformações), Dragon Ball Z Budokai 3 é recomendado a qualquer pessoa que gosta de jogos de luta baseados em anime, ou que simplesmente assistiram o desenho na TV.


Por que vale a pena?
DBZ Budokai 3 é daqueles jogos que você passa dias procurando segredos, liberando personagens e treinando para alcançar o nível máximo. Só a adição de cápsulas no jogo já fazem com que ele tenha um potencial a mais do que os outros, podendo customizar seu personagem de diversas maneiras.

Prós: Muitos personagens, segredos e capsulas para serem liberados. Modo história enorme e diversas coisas para serem feitas.
Contras: Pequenos slowdowns durante certas transformações (pra playstations antigos), dificuldade elevada em certos chefes e no início, quando não se tem a "manha".

Avaliação
Gráficos: 9.0
Áudio: 8.5
Jogabilidade: 9.5
Replay: 9.5
Geral: 9.0

Zerado: 100%
Comentários: A maioria das cápsulas podem ser compradas no Shop, que é aleatório e depois da maioria comprada, começa a repetir. Após vencer o Dragon Universe com os 11 lutadores, é preciso lutar muuuuito no modo Dragon Arena, em que aleatoriamente algum personagem pode querer te enfrentar, para assim liberar o que falta. Prepare os dedos, isso pode levar horas.

Por: Matt

3 comentários:

  1. quero saber como uso as capsulas verdes meu email é ismael_ismaio@hotmail.com por favor se suberem mandei ISMAIO

    ResponderExcluir
  2. eeuu joguei è chato pra caramba

    ResponderExcluir