Divirta-se!

Aqui você encontra notícias e análises sobre diversos consoles, incluindo os da nova geração e os que deixaram saudades. Divirta-se \o

domingo, maio 31, 2009

Patapon (PSP)

Patapon é o jogo ideal para quem tem um PSP!Desenvolvedor: Pyramid/Interlink
Distribuidor: Sony Computer Entertainment
Gênero: Ação
Lançamento: Fevereiro de 2008

Patapon é viciante. É o que você precisa saber de início, se gosta de jogos com ritmo e puzzle misturados com uma boa estratégia. O game parece bem simples de início, mas se mostra desafiador ao longo da primeira experiência jogando, mergulhando o jogador num universo único e carismático.

Acerte o ritmo e a sequência para que os Patapons dancem e ataquem Com gráficos simples que cumprem seu papel, o modelo dos personagens, as fases e os menús tem um estilo clean misturados com tribal. E é justamente isso que Patapon é, uma tribo de criaturas que louvam um deus, o Todo Poderoso Patapon - você - para que tenham sucesso nas missões e nas conquistas. Através de tambores especiais, você comanda os bixos para batalhar. Cada tambor corresponde a um botão, totalizando quatro que, misturados, formam o ritmo do jogo e dão vida aos personagens.

Existem várias classes de Patapons, com diferentes espécies, cada uma com suas vantagens e desvantagensO dois primeiro tambores são os fundamentais, o jogador o ganha logo no início: o Pata e o Pon. Usando a combinação "Pata, Pata, Pata, Pon" no ritmo certo, as criaturas irão obedecer o comando de se mover a frente. Já outra sequência é a "Pon, Pon, Pata, Pon", que faz as criaturas atacarem quem estiver perto. Os ritmos e sequências são dominadas facilmente após jogar um pouco, e tudo fica mais divertido quando são usados sem erro. Caso acerte, os Patapons irão cantarolar a mesma "música" tocada, e após isso é preciso continuar com outras sequências. Errando, o ritmo para e eles avisam ou falam algo.

No modo Fever, os Patapons atacam mais rápido e tiram mais danoQuanto mais acertos diretos, mais "combos" são formados. Quando o jogador "toca" a sequência corretamente até 10 vezes seguidas sem errar, o modo Fever é ativado. Este modo permite que os Patapons ataquem com mais força, corram mais rápido, ganhem mais defesa, entre outros.

Ufa! Terminada a explicação sobre a sequência, vamos ao mundo do jogo. Existem diferentes tipos de Patapons. No início estão disponíveis apenas os Yaripons, lanceiros que obedecem os comandos como qualquer outra classe que o jogador for encontrar. Um pouco adiante aparecem os Tatepons, que portam machados, espadas e armas brancas gerais, e os Yumipons, poderoso arqueiros que tem seu dano triplicado no modo Fever. Existem mais três classes enquanto o jogador passa pelo game, mas as fundamentais seriam essas.

Minigames como o de brincar com a montanha-bebê deixam o jogo mais divertido...e extenso Cada fase no jogo conta a história do povo e suas batalhas. Algumas fases são de caça, podem ser jogadas frequentemente para obter itens como carne e galhos, que são usados para fazer novos Patapons, mais fortes. Esses patapons recebem diferentes nomes, e pertecem a outras espécies, com suas diferenças. Por falar em itens, escudos, armas e acessórios caem dos inimigos mortais da tribo Patapon: os Zigotons. Estes seres são responsáveis pela guerra e possuem um arsenal parecido com o da sua tribo.

Existem vários tipos de chefes, cada um com diferentes ataques e itens Mas não pense que são apenas missões fáceis que aparecem. O jogo é bem complicado em várias partes, que exigem maior exploração do jogador e táticas diferentes. Os chefes, por exemplo, são poderosos e devem ser estudados com cuidado para não se perder o exército inteiro numa simples batalha.

Diferentes táticas devem ser usadas para cada chefeCom suas 30 e poucas missões, Patapon prende o jogador por horas. A dificuldade dos chefes é elevada a cada batalha contra o mesmo, e deixam o jogo maior ainda caso queira vencer para pegar os melhores itens. Minigames também estão disponíveis para que itens diferentes sejam adquiridos. Existem missões que frustram pela sua dificuldade, mas sempre há um meio certo de vencer.

Seja pelo gráfico clean ou pela batida do tambor, Patapon empolga e é recomendado a qualquer pessoa que tenha um PSP!


Por que vale a pena?
Horas a fio serão gastas no jogos e, caso você seja daqueles que gosta de upar e deixar seus personagens fortes ao extremo, Patapon é recomendadíssimo, com diversos itens a serem pegos e segredos a serem liberados.

Prós: Gráficos simples que dão um show, estilo próprio, ritmo viciante e muita coisa pra se fazer.
Contras: Algumas missões e chefes podem deixar o jogador irritado por causa da dificuldade. Várias missões precisam de um certo requisito para serem completadas.

Avaliação
Gráficos: 8.5
Áudio: 9.0
Jogabilidade: 9.5
Replay: 9.0
Geral: 9.0

Zerado: 75%
Comentários: Depois de zerar, o jogo deixa disponível todos os chefes e fases de caça para que o jogador coloque os Patapons no máximo. Cada vez que você mata um boss, itens raros tem uma certa chance de cair. Quanto mais difícil o boss, maiores as chances, por isso mãos à obra!

Um comentário: