domingo, maio 10, 2009
Spider-Man: Web of Shadows (PSP)
Desenvolvedor: Shaba Games
Distribuidor: Activision
Gênero: Ação
Lançamento: Outubro de 2008
Spiderman Web of Shadows se mostrou arrasador desde seu primeiro trailer. Fãs ficaram meses pensando no jogo e como este seria para o PSP, já que apenas os vídeos de PS3 e Xbox360 eram divulgados, com a menção de serem para PS2, Wii e PSP. O resultado foi a revolta de muitos, mais por parte do PS2, que é quase idêntico ao jogo plataforma do PSP. Mas antes de jogarem pedras, é necessário falar que o jogo é bom e cumpre seu papel no portátil.
O jogo começa num simples tutorial (pra variar) que ensina os comandos básicos. Como o jogo é plataforma, não é possível se perder e os comandos são bem simples. Após andar um pouco, o jogador se depara com um evento: um ladrão tentando assaltar uma mulher. É aí que entra a sacada do novo game do cabeça de teia. É possível escolher entre três opções a princípio, para cada evento, que vai se desenrolando dependendo da sua escolha. Exemplicando: na cena do ladrão, o jogador poderá escolher entre ajudar (bom), fazer um comentário ou prolongar o evento (médio) ou simplesmente deixar ela ser assaltada (ruim). Cada opção escolhida influencia na sua reputação. Fazendo coisas ruins, você aumenta a má fama, que serve para o lado negro do homem aranha, o simbionte. Por outro lado, as escolhas "certas" levam o herói a caminha para o lado do bem, aumentando o poder da roupa normal.
Além dos pontos de fama, existem os pontos ganhos matando inimigos. Estes servem para comprar alguma habilidade para o herói. Por exemplo: é preciso ter 5 pontos de má fama e gastar 50 pontos de combate para comprar a primeira habilidade. Não são muitas as opções, mas garantem um bom tempo para serem adquiridas. Outra funcionalidade implementada é o uso de "Boosts" que servem para deixar o herói mais forte/resistente/imune por um tempo ou pedir a ajuda de algum personagem conhecido, como o Wolverine. Quando algum outro herói é chamado, a tela congela e mostra uma animação do ajudante "limpando a tela". É simples, mas funciona legal no portátil.
A história não fica bem clara no início, já que não existe um vídeo de introdução nem nada parecido. Dá pra sacar que a cidade está sendo atacadas pelos simbiontes aos poucos, quando o protagonista recebe mensagens de Nick Fury pedindo ajuda. A partir daí, é preciso passar as fases para entender a jogada e montar um plano antes que Nova Iorque seja devorada por simbiontes.
Gráficos bem polidos deixam o jogo mais bonito, já que seria um 2D e meio, com cenas vistas de outro ângulo. Existem algumas falhas no cenário e poucos bugs na mecânica, mas nada muito crítico. O áudio não é muito perfeito, mas cumpre seu papel, principalmente nas partes dubladas, que são poucas. Na maioria das vezes o jogador se depara com textos entre as conversas, mas quem entende inglês vai rir das piadas que o cabeça de teia solta entre uma cena e outra.
Spiderman Web of Shadows: Amazing Allies Edition é o tipo de jogo para passar o tempo tranquilo sem se estressar. O combate é muito bom, deixando o jogador emendar combos e brincar com os inimigos. As escolhas são variadas e influenciam um pouco nas fases, deixando o jogador pensar o que aconteceria se tivesse feito a outra. É uma pena que na versão do portátil elas não chegam a mudar as fases, que são obrigatórias, assim como a maioria dos diálogos das missões.
Por que vale a pena?
Gráficos bonitos e ação sem compromisso são bem vindos ao PSP, ainda mais quando o protagonista do jogo for Spiderman, com seu estilo inconfundível de lutar e se mover, além de claro, fazer piada dos inimigos.
Prós: Jogabilidade rápida, diversão e muitas escolhas.
Contras: Jogo rápido, poucas habilidades para se comprar. Escolhas poderiam influenciar mais nas fases.
Avaliação
Gráficos: 8.0
Áudio: 7.5
Jogabilidade: 8.5
Replay: 9.0
Geral: 8.2
Zerado: 100%
Comentários: O jogo é rápido, dura por volta de 5 horas ou até menos.. É divertido zerar novamente para ver que outros caminhos o jogador pode tomar. Após zerar com reputação boa por exemplo, o final muda, mesmo que seja apenas com uma mensagem. É preciso zerar mais de uma vez para conseguir todos os "boosts".
Postado por
Matt
às
22:23
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores:
PSP - Ação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário