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sábado, novembro 26, 2011

Fallout 1 e 2 - Os jogos esquecidos...

O jogo de RPG pós apocalíptico fallout, passou a ser famoso com força apenas em Fallout 3, e os dois primeiros jogos da série não são muito falados, mas vale a pena dar uma conferida na origem, muito cultuada pelos fãs:


"War... War never changes"

A história

Estados Unidos e China entram em guerra em 2077 pela falta de petróleo, o resultado é que a costa oeste dos EUA é totalmente detonada. Já temendo o pior, o governo americano decide criar abrigos nucleares que ganham o nome de Vaults e várias pessoas são "seladas" lá dentro.



Fallout

O primeiro jogo da série foi lançado em 1996 e você controla um personagem que nasceu e cresceu no Vault 13, ele nunca teve contato algum com o mundo exterior e tudo o que conhece é o que está dentro do Vault. Porém um dia o Vault número 13 tem o seu purificador de água quebrado e para seu azar (ou sorte) é você quem é selecionado para ir lá fora e procurar pelo mundo um novo purificador de água, você tem alguns meses para fazer isso ou todos eles batem as botas. Isso é uma coisa muito interessante pois te faz ter noção de que no mundo de Fallout o tempo realmente existe, enquanto você viaja pelo mundo pode ver quantos meses faltam pra água acabar! Inclusive se você demorar muito vagando pelo mundo, acaba aparecendo um vídeo de aviso, isso é extremamente estiloso pois você está lá viajando pelo mundo numa boa e quando vê, do nada surge uma apresentação em CG na tela.



Fallout 2

Esse jogo é voltado mais para o lado religioso, ele se passa 80 anos após o primeiro Fallout. Tem uma história voltada para o lado religioso pois você é um membro de uma tribo que está morrendo, isso mesmo, você não é mais um personagem que viveu em um confortável Vault durante toda a vida, mas sim uma das pessoas que vive do lado de fora, sentindo na pele como o mundo se tornou, e nessa tribo tem as suas crenças. Um exemplo é que é citado o Vault 13 como "O sagrado Vault 13" na visão de alguns pode ser estranho, porém em um mundo devastado onde pessoas mal sabem como era antes, é normal que crenças surjam, mesmo que sejam de coisas bizarras... Bom, sua missão é salvar sua vila achando um artefato "sagrado" chamado "Garden of Eden Creation Kit" ou de forma abreviada, GECK. Com ele você poderá salvar a tudo, você também veste uma roupa do Vault 13, que obtém após conseguir passar no teste para provar seu valor como guerreiro e que merece vestir essa roupa.







Sobre os jogos

O negócio dos primeiro fallouts é que eles usam turnos de movimentação nos combates, o que pode dar nos nervos. A pessoa tem que estar preparada para esse tipo de jogo, mas quando você se acostuma e vê o quanto o jogo é fantástico, fica mesmo marcado.
Os dois primeiros jogos usam a mesma engine, portanto quem jogar vai ver que são bem parecidos mas com histórias diferentes é claro. O jogo já começa de forma empolgante, com você montando sua ficha de personagem, distribuindo seus pontos, essa ficha vai definir como será o seu caminho, por exemplo se você for um cara forte poderá carregar mais itens, há muitos atributos e mudam muito mesmo o jeito que o jogo irá acontecer. Outra coisa bem legal é que Fallout às vezes simula um RPG de mesa, porque além de ter uma ficha de personagem, ainda tem um narrador no jogo, mensagens dele aparecem em um visor na tela. Você nota isso já de cara: por exemplo em Fallout 1, você sai do vault que fica dentro de uma caverna e vai andando pra saída, e quando está chegando perto dela, aparece escrito no visor algo do tipo "E então você ve um brilho e percebe que é a luz do sol, pela primeira vez em toda a sua vida você está vendo luz natural" é muito empolgante! O narrador também serve para descrever certas coisas do cenário que você vê, as vezes você clica para examinar algum lugar e aparece escrito o que você está vendo para dar mais detalhes a situação. A interação com personagens é fantástica, você simplesmente pode matar todo mundo! Não tem essa de NPC que não pode morrer não, se você mata uma peça importante da história, ela se adapta e funciona sem aquele personagem, algo sensacional! Outra coisa muito legal é o conteúdo que os NPC tem, você pode perguntar várias coisas pra eles e negociar, só que nem sempre a história segue exatamente da forma que deve ser. Por exemplo, existe uma cidade em que um indivíduo te contrata para matar outro. Após encontrar a vítima, você pode fingir ser amigo dele, mas também se tornar um bom amigo e resolver contar pra ele sobre o contratante. Após isso, este que era pra ser o alvo lhe contrata para matar o primeiro cara! Essa entre muitas, é uma decisão que pode ser tomada, mas poderia ser diferente, você pode até matar os dois ou simplesmente sumir da cidade!



As sub histórias são muito bem elaboradas. há por exemplo um cara que vendia churrasco dizendo que era de um animal mas na verdade era de gente, e você pode chantagear ele. Existem as caravanas que viajam e precisam contratar proteção, você pode pegar um emprego desses pra ganhar uma grana e experiência. Existem grupos bem interessantes também, como a misteriosa irmandade do aço, de homens muito bem armados, ou a sombria seita religiosa que se espalha cada vez mais pelo mundo deixando seus seguidores fanáticos, entre outros.
O mundo de fallout segue o estilo dieselpunk e é enorme e perigoso, normalmemte em um jogo quando você sai, já tem um destino traçado no mapa. Não em Fallout. Quando você sai está tão perdido quanto seu personagem, o mapa é totalmente preto sem marcação nenhuma, você não sabe pra onde ir, não tem marcação, seta, nada... É só andar sem destino o que deixa os jogadores começarem por diferentes pontos. As histórias começam de formas variadas, você tem que viajar, descobrir cidades e crescer na sua vida, ganhar respeito, seja por alguma boa façanha que fez, ou por botar medo nas pessoas e ir se desenvolvendo. Há inimigos por toda parte, escorpiões gigantes, bandos de ladrões que te atacam enquanto viaja, formigas mutantes, entre outras coisas... Você pode também contratar um guarda costas pra te acompanhar, o que é uma bela ajuda.
O combate de Fallout, como citado antes é de turnos. Enquanto você anda é normal mas se entra em um combate, automaticamente o modo de combate é ativado e você tem pontos de movimentos que pode gastar para andar ou para atirar. Certos movimentos com armas pedem mais pontos e outros menos, por isso voce tem que dividir bem entre se movimentar e atirar, levando em consideração que quanto mais próximo, maior as chances de acerto nos personagens e você também pode usar os pontos pra tentar fugir.
Há vários itens no jogo que são muito úteis, tanto itens anti-radiação, quanto comida, armas e outros acessórios. No comércio a principal moeda são outros itens, ou seja você vai barganhando e trocando seus itens, o valor dele que determina o quanto você pode comprar, de resto tampas de garrafa de refrigerante são usadas de forma simbólica como se fosse o dinheiro. Um detalhe interessante é que voce pode usar sua habilidade para tentar roubar comerciantes, o que é muito interessante e útil, mas pode te meter no meio de um tiroteio.
Existem inúmeras possibilidades neste jogo que é difícil colocá-las aqui, mas vale muito a pena mesmo jogar Fallout 1 e 2. Jogos maravilhosos e que quem tem paciência pra jogar um jogo antigo e com esse tipo de combate, vai adorar! Pra quem não entende inglês, existe a tradução para espanhol




Fonte: Nerd Maldito

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