Desenvolvedor: Dimps CorporationDistribuidor: Atari
Gênero: Luta
Lançamento: Novembro de 2004
Dragon Ball é um dos animes mais conhecidos no mundo. Mesmo quem nunca assistiu, deve pensar naquele "desenho de luta em que personagens cabeludos se espancam e jogam magia". A série foi desenhada por Akira Toriyama, que tem traços distintos da maioria dos animes conhecidos. Seu estilo é único e pode ser notado em rpgs de qualidade como Chrono Trigger, Dragon Quest e Blue Dragon. Mas vamos ao que interessa, o jogo em si!
Dragon Ball Z Budokai 3 é o penúltimo jogo da franquia budokai, iniciada em outubro de 2003 pela mesma desenvolvedora e encerrando em 2008 com o recente Dragon Ball Infinite World, apesar de ter levado a série para o "abismo".
Mas porque analisar o 3º game? É simples: O primeiro foi decente, a mecânica do jogo estava se acostumando ao PS2; o segundo melhorou, mas colocou elementos estranhos que não existiam na série, como a fusão de Goku e Mr. Satan (Hercule); e o quarto, uma decepção para quem curtia o 3, a jogabilidade piorou, alguns personagens foram retirados e principalmente, o modo história é uma porcaria, com minigames chatos e lutas monótonas.
DBZ Budokai 3 passa por quase todas as sagas de Dragon Ball. A princípio, existem uns poucos lutadores, que vão sendo liberados a medida com que você zera o jogo. Existem vários modos de jogo, como o Dragon Universe (modo história), duelo simples e World Tournament (que serve pra ganhar uma grana no torneio de artes marciais). No jogo é possível evoluir os personagens como num rpg: existem atributos que podem ser preenchidos com pontos cada vez que você avança de nível, como Vida, Ki, força, magia...O Dragon Universe inicia na saga dos Sayajins (dependendo de quem você escolhe, mas vamos escolher o Goku). É apresentado um mapa mundi, no qual você pode voar entre diversos pontos, como lutas para treinar, objetivos ou a busca de esferas do dragão e segredos, que são muitos. Esse é um dos pontos legais do jogo: para liberar certos personagens, você precisa visitar lugares vistos no anime, como a casa de Goku, a torre Karin, as montanhas e a casa do Mestre Kame. Dependendo com quem você falar, pode liberar algum personagem ou cápsulas.
As cápsulas são o coração do jogo, o elemento que o deixa divertido e gigante, se quiser liberar todas. Elas servem basicamente para melhorar seu personagem com golpes/habilidades para o combate, além de itens que recuperam a vida ou armaduras para aumentar a defesa. Existem 4 tipos de cápsulas: Habilidades (vermelha), Equipamentos (verde), Itens (laranja) e Sistema (cinza). As cápsulas com habilidades servem para colocar as "magias" como Kame Hame Há e transformações. As de equipamento servem geralmente para dar algum status a mais para o personagem, como força e defesa, mas algumas podem liberar transformações. As de itens são como "poções" em geral, aumentar vida, ki, aumentar defesa e ataque temporariamente. As de sistema são os segredos do jogo como personagens, músicas, mapas e cards especiais.Os gráficos são um ponto forte no game, feito em Cell Shading, parecendo muito com o anime. A jogabilidade é simples: Soco, Chute, Ki e Defesa. Soco e chute fazem combos simples, mas podem ser misturados com as habilidades/ki. O melhor é que é tudo muito fácil de se fazer: para soltar o Kame Hame Há por exemplo, basta dar um toque no direcional para o lado do inimigo e apertar o ki/magia (é claro que você deve ter a habilidade equipada). Também é possível se teleportar para trás do inimigo e começar uma sequência de golpes como no anime, apertando Defesa+Lado do oponente na hora em que este te der algum golpe. Se você estiver equipado com alguma transformação, como por exemplo o Super Sayajin 1 do Goku, basta carregar o ki (segurar defesa + trás trás) e apertar defesa + R1 para se transformar, se tiver a quantidade de ki necessária.
As batalhas são muito rápidas e intuitivas quando se pega o jeito. Não adianta soltar magia adoidado que o oponente vai humilhar você, é preciso saber a hora certa pra atacar. Existe também o modo Burst/Rage (R2) ou como quiser chamar, em que o personagem fica com ki alto e parece não sentir os golpes (mas perde vida). Nesse modo, além dos golpes serem mais fortes, é possível utilizar os Ultimates, golpes especiais mais poderosos de cada personagem, que tem uma animação. Carregue o ki de Goku até o máximo e entre no modo Rage por exemplo. Chegando perto do inimigo, aperte novamente R2 e Goku jogará o inimigo para o alto, onde começa a animação. Ele fará a Genki Dama (Spirit Bomb) enquanto o jogador entra num tipo de minigame: se apertar os botões corretos na hora certa, vencerá o oponente, soltando a magia com força máxima. Alguns ataques são tão exagerados que destroem o mapa, transformando todo o cenário em volta do jogador.Ainda no modo Rage, é possível usar o Dragon Rush, sequência de golpes iguais aos do anime com um golpe final poderoso. Para fazer, basta jogar o oponente para cima ou longe e apertar Círculo no modo Rage. Começará um minigame de adivinhar qual botão o atacante apertou. Se você lançou o inimigo para fazer o Dragon Rush, basta apertar qualquer um dos botões e esperar. Se o oponente apertou o mesmo, ele irá defender, caso contrário, a sequência prosseguirá.
Terminando, é possível utilizar as fusões com alguns personagens, o que deixa o jogo mais divertido. É claro que essas cápsulas (de fusão e transformação) são mais raras e difíceis de serem achadas, mas nada que uma visitinha ao Shop não resolva. Quando zerar o game com a maioria dos lutadores disponíveis no modo história, é aberto o modo Dragon Arena, onde você pode evoluir os seus personagens a vontade e liberar personagens e cápsulas raras.
Enfim, Dragon Ball Z Budokai 3 é, sem dúvida nenhuma, um dos melhores jogos de luta da série pra PS2. As possibilidades se treinar seu personagem preferido são enormes, agora imagine correr atrás das cápsulas para ele. A parte boa é que também é possível reunir as esferas no modo história, o que facilita e aumenta a diversão do game. Com 38 personagens jogáveis (não incluindo as transformações), Dragon Ball Z Budokai 3 é recomendado a qualquer pessoa que gosta de jogos de luta baseados em anime, ou que simplesmente assistiram o desenho na TV.Por que vale a pena?
DBZ Budokai 3 é daqueles jogos que você passa dias procurando segredos, liberando personagens e treinando para alcançar o nível máximo. Só a adição de cápsulas no jogo já fazem com que ele tenha um potencial a mais do que os outros, podendo customizar seu personagem de diversas maneiras.
Prós: Muitos personagens, segredos e capsulas para serem liberados. Modo história enorme e diversas coisas para serem feitas.
Contras: Pequenos slowdowns durante certas transformações (pra playstations antigos), dificuldade elevada em certos chefes e no início, quando não se tem a "manha".
Avaliação
Gráficos: 9.0
Áudio: 8.5
Jogabilidade: 9.5
Replay: 9.5
Geral: 9.0
Zerado: 100%
Comentários: A maioria das cápsulas podem ser compradas no Shop, que é aleatório e depois da maioria comprada, começa a repetir. Após vencer o Dragon Universe com os 11 lutadores, é preciso lutar muuuuito no modo Dragon Arena, em que aleatoriamente algum personagem pode querer te enfrentar, para assim liberar o que falta. Prepare os dedos, isso pode levar horas.
Por: Matt

Tem cara de ser jogasso!
ResponderExcluirquero saber como uso as capsulas verdes meu email é ismael_ismaio@hotmail.com por favor se suberem mandei ISMAIO
ResponderExcluireeuu joguei è chato pra caramba
ResponderExcluir