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sábado, maio 02, 2009

God of War: Chains of Olympus (PSP)

Tá na hora de socar monstros mitológicos no PSP! Desenvolvedor: Ready at Dawn
Distribuidor: SCEA
Gênero: Ação
Lançamento: Março de 2008

Muitos duvidavam quando Chains of Olympus foi anunciado para PSP. Como uma franquia de sucesso, com ótimos gráficos e grande conteúdo poderia migrar para um portátil?
O resultado é um dos melhores jogos para o portátil da Sony, trazendo a beleza gráfica dos antigos títulos e a jogabilidade versátil que todos gostam.

Kratos está de volta com sua raiva pelos deuses, mas essa história é diferente da contada no PS2. Chains of Olympus é uma prequel da saga, ou seja, acontece antes de God of War 1. Kratos odeia os deuses por ter servido anos a fio, em troca de nada. O que ele mais quer é esquecer seu passado e as mortes que causou, principalmente à sua família.

Golpes estilosos continuam na versão do PSPA história inicia com Kratos atacando uma cidade, e logo de cara pode-se notar que a equipe de produção deu conta do jogo. Como já era de se esperar, no começo o espartano conta com poucos golpes e o melhor é que a jogabilidade foi mantida, é idêntica a do PS2. Golpes novos podem ser conseguidos catando Orbs vermelhas e dando upgrade nas armas como nos anteriores.Logo depois disso rola uma animação e você é obrigado a matar um chefe e, como também era de se esperar, o sistema Quick Time Events foi mantido, com animações estilosas e golpes poderosos dados pelo herói a medida que o jogador acerta uma combinação de botões.

Após a fase de introdução, o jogo começa a contar a trama: O deus do Sol, Hélios caiu por alguma razão (contada futuramente no game), dando oportunidade a Morpheus, o deus dos sonhos, reinar. Como Hélios era responsável pelo sol, tudo ficou na maior escuridão. Morpheus se aproveitou e colocou os outros deuses para dormir. O único que poderia salvar a todos, pra variar, seria Kratos.

Nada de espadas, o negócio aqui é na corrente!O portátil não recebeu apenas uma "cópia polida" do PS2. Além da trama inédita, os itens e armas mudaram, além de alguns movimentos novos. No início o jogador recebe um "Gênio" como poder, que bate no chão e atinge a todos ao redor. Depois fica melhor, mas a surpresa vem no final. Kratos acha a Luva de Zeus, talvez a arma mais divertida de se usar em todos os God of War's. Com ela é possível combinar combos igual a arma principal, e melhor: ela é poderosa e joga os inimigos longe, além de soltar um tipo de "chidori" (aquela magia elétrica que o Sasuke usa no anime Naruto, pra quem tá boiando). Outro item que não foi muito usado, mas não deixa de ser uma melhoria, é a Espada de Tritão, que permite respirar em baixo d'água, além de abrir baús e ativar alavancas.

Os gráficos são bem polidos como nos jogos anterioresOutro ponto chave é a aparição da filha de Kratos, Calliope, que mexe com os sentimentos (por incrível que pareça, um Kratos amável!) do espartano. É claro que não vou revelar o que acontece, mas é muito legal saber mais uma parte da história, ainda mais sobre a família do herói.

Voltando aos elogios da aparência do jogo, a parte em que você escala as paredes do tártaro são um show a parte, os gráficos ficam tinindo pela luz do sol que está próxima. Perfeito!
O som combina com tudo, a música é a dos jogos antigos mas com leves diferenças, mas não fogem ao estilo.

Tamanho não é documento...esse ditado é provado em God of WarOs chefes foram muito bem bolados, apesar de serem poucos e menos frequentes. Destaque para a luta com Caronte em sua barca, aquele que é muitas vezes retratado como a morte em desenhos, que leva os corpos dos mortos pelo rio Aquaronte para o Hades. Ele é velho (morto praticamente) e muito divertido de ser enfrentado!

O interessante é que vários trechos da mitologia aparecem de um jeito diferente, como por exemplo a explicação de porquê Atlas fica segurando o mundo nas costas.
Obrigatório para os jogadores de PSP e principalmente os fãs de God of War, Chains o Olympus não deixa a desejar em nenhuma parte e cumpre seu papel no portátil, rendendo algumas horas de diversão, além da trama bem bolada!


Por que vale a pena?
É God of War, é qualidade, é diversão. Precisa de mais alguma coisa pra valer a pena?

Prós: Gráficos incríveis para o portátil, jogabilidade não foi modificada, deixando tudo mais divertido. As magias e armas inéditas empolgam.
Contras: Poucos chefes, jogo acaba rápido.

Avaliação
Gráficos: 9.5
Áudio: 9.0
Jogabilidade: 10.0
Replay: 9.5
Geral: 9.5

Zerado: 70%
Comentários: Após zerar no modo Heroic (Normal), é possível começar novamente em outra dificuldade com roupas extras e poderes intactos. Existem também os desafios de Hades para aqueles que gostam de Challenge para liberar os extras e bônus.

Um comentário:

  1. JOGASSO! Um dos melhores para PSP! Eh praticamente obrigatorio vc jogar!

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