Divirta-se!

Aqui você encontra notícias e análises sobre diversos consoles, incluindo os da nova geração e os que deixaram saudades. Divirta-se \o

domingo, maio 10, 2009

Spider-Man: Web of Shadows (PSP)

Spiderman volta aos consoles com uma idéia original
Desenvolvedor: Shaba Games
Distribuidor: Activision
Gênero: Ação
Lançamento: Outubro de 2008

Spiderman Web of Shadows se mostrou arrasador desde seu primeiro trailer. Fãs ficaram meses pensando no jogo e como este seria para o PSP, já que apenas os vídeos de PS3 e Xbox360 eram divulgados, com a menção de serem para PS2, Wii e PSP. O resultado foi a revolta de muitos, mais por parte do PS2, que é quase idêntico ao jogo plataforma do PSP. Mas antes de jogarem pedras, é necessário falar que o jogo é bom e cumpre seu papel no portátil.

É possível usar o web swing, apesar do movimento não ser muito necessário na maioria das fasesO jogo começa num simples tutorial (pra variar) que ensina os comandos básicos. Como o jogo é plataforma, não é possível se perder e os comandos são bem simples. Após andar um pouco, o jogador se depara com um evento: um ladrão tentando assaltar uma mulher. É aí que entra a sacada do novo game do cabeça de teia. É possível escolher entre três opções a princípio, para cada evento, que vai se desenrolando dependendo da sua escolha. Exemplicando: na cena do ladrão, o jogador poderá escolher entre ajudar (bom), fazer um comentário ou prolongar o evento (médio) ou simplesmente deixar ela ser assaltada (ruim). Cada opção escolhida influencia na sua reputação. Fazendo coisas ruins, você aumenta a má fama, que serve para o lado negro do homem aranha, o simbionte. Por outro lado, as escolhas "certas" levam o herói a caminha para o lado do bem, aumentando o poder da roupa normal.

As escolhas afetam o futuro do heróiAlém dos pontos de fama, existem os pontos ganhos matando inimigos. Estes servem para comprar alguma habilidade para o herói. Por exemplo: é preciso ter 5 pontos de má fama e gastar 50 pontos de combate para comprar a primeira habilidade. Não são muitas as opções, mas garantem um bom tempo para serem adquiridas. Outra funcionalidade implementada é o uso de "Boosts" que servem para deixar o herói mais forte/resistente/imune por um tempo ou pedir a ajuda de algum personagem conhecido, como o Wolverine. Quando algum outro herói é chamado, a tela congela e mostra uma animação do ajudante "limpando a tela". É simples, mas funciona legal no portátil.

Dependendo das escolhas, habilidades diferentes podem ser compradasA história não fica bem clara no início, já que não existe um vídeo de introdução nem nada parecido. Dá pra sacar que a cidade está sendo atacadas pelos simbiontes aos poucos, quando o protagonista recebe mensagens de Nick Fury pedindo ajuda. A partir daí, é preciso passar as fases para entender a jogada e montar um plano antes que Nova Iorque seja devorada por simbiontes.

A roupa negra está presente e conta com muitas habilidadesGráficos bem polidos deixam o jogo mais bonito, já que seria um 2D e meio, com cenas vistas de outro ângulo. Existem algumas falhas no cenário e poucos bugs na mecânica, mas nada muito crítico. O áudio não é muito perfeito, mas cumpre seu papel, principalmente nas partes dubladas, que são poucas. Na maioria das vezes o jogador se depara com textos entre as conversas, mas quem entende inglês vai rir das piadas que o cabeça de teia solta entre uma cena e outra.

Os boosts ou power-ups ajudam muito nos chefes mais difíceisSpiderman Web of Shadows: Amazing Allies Edition é o tipo de jogo para passar o tempo tranquilo sem se estressar. O combate é muito bom, deixando o jogador emendar combos e brincar com os inimigos. As escolhas são variadas e influenciam um pouco nas fases, deixando o jogador pensar o que aconteceria se tivesse feito a outra. É uma pena que na versão do portátil elas não chegam a mudar as fases, que são obrigatórias, assim como a maioria dos diálogos das missões.


Por que vale a pena?
Gráficos bonitos e ação sem compromisso são bem vindos ao PSP, ainda mais quando o protagonista do jogo for Spiderman, com seu estilo inconfundível de lutar e se mover, além de claro, fazer piada dos inimigos.

Prós: Jogabilidade rápida, diversão e muitas escolhas.
Contras: Jogo rápido, poucas habilidades para se comprar. Escolhas poderiam influenciar mais nas fases.

Avaliação
Gráficos: 8.0
Áudio: 7.5
Jogabilidade: 8.5
Replay: 9.0
Geral: 8.2

Zerado: 100%
Comentários: O jogo é rápido, dura por volta de 5 horas ou até menos.. É divertido zerar novamente para ver que outros caminhos o jogador pode tomar. Após zerar com reputação boa por exemplo, o final muda, mesmo que seja apenas com uma mensagem. É preciso zerar mais de uma vez para conseguir todos os "boosts".

Nenhum comentário:

Postar um comentário