Divirta-se!

Aqui você encontra notícias e análises sobre diversos consoles, incluindo os da nova geração e os que deixaram saudades. Divirta-se \o

domingo, abril 05, 2009

Dragon Ball Z Shin Budokai - Another Road (PSP)

Desenvolvedor: Dimps Corporation
Distribuidor: Atari
Gênero: Luta
Lançamento: Março de 2007

DBZ Shin Budokai - Another Road é o segundo jogo de luta da série Dragon Ball Z para PSP. Com melhorias em relação ao anterior, o game conta uma saga jamais vista no mangá e anime: você começa a jogar no futuro de Trunks, o jovem sayajin que voltou ao passado na saga Cell para ajudar Goku e seus amigos e alertar os guerreiros das ameaças dos andróides. O futuro está em paz, até começar o torneio de artes marciais, onde começa a saga Buu, mas no futuro! Imagine agora, Trunks sozinho ter que lidar com Dabura e Babidi, querendo ressucitar o demônio rosa para destruir tudo.

Trunks resolve usar a máquina do tempo para voltar ao passado novamente e pedir ajuda dos guerreiros Z (que por lá já venceram Buu). A história é cheia de surpresas, como a parte em que os heróis vão para o céu e encontram nada menos que o Gohan do futuro, mestre de Trunks que morreu batalhando contra os andróides num dos especiais da série! A história empolga, apesar de ser contada em pequenos quadros e balões, com narrativas a cada capítulo. Existem também diversos finais para o jogo, a maioria ruim, mas não deixa de ser um atrativo a mais.

Os gráficos são parecidos com os do Budokai 3 para PS2, no mesmo estilo cell shading, com suas diferenças é claro. O jogo todo é bem equilibrado, exceto no mapa mundi que é uma cópia mal feita do Budokai 3, com personagens mal renderizados e mapa feio de se ver, mas o que importa são as batalhas mesmo.

A jogabilidade é baseada no Budokai 3, com uma diferença de mecânica enorme. A luta ficou muito mais rápida e fácil a princípio, que muda conforme você avança no modo história. Existe um botão para carregar e outro para dar um "dash" em direção ao inimigo. As transformações permancem, com a mudança de que você deve escolher em quem quer se transformar no início da batalha: por exemplo, eu escolho Goku e quero transformar em SSJ3, devo escolher ele com a forma de SSJ3. Com 4 barras de ki, ele transforma direto do Goku normal em SSJ3, pulando as etapas anteriores. Os combos são praticamente os mesmos da série pra PS2, a diferença é que é possível seguir o inimigo usando o "Dash", resultando em combos e sequências estilosas.

Outro fator que mudou são as cápsulas, que foram substituidas por Cards. Cada personagem tem 9 espaços para serem preenchidos por Cards, que vão desde Vida, Ki, Golpes e Defesa até Ultimates. Cada card tem um número, sendo 9 o máximo. É possível fazer "combos", juntando cards especificos que aumentam o status de outros, maximizando algum poder em especial.

A maior diferença está na defesa e Ultimates. É possível usar o Ki para defender, como se fosse uma aura poderosa que impedisse qualquer tipo de dano. Isso começa a irritar quando os inimigos usam direto quando estão pra morrer, e mesmo que você use especiais no nível máximo, não são afetados. Os Ultimates não tem mais a animação nem minigame. Basta enxer 4 barras de Ki e apertar Círculo + Cima para usar o Ultimate do personagem como por exemplo o Super Kame Hame Há de Goku. Combinando os cards certos, você pode tirar mais de 5000 de dano se o ataque atingir o adversário.
Um fator muito explorado é o gameplay online, onde é possível usar um Card feito por você e custumizado com imagens liberadas. Neste Card estão as informações das lutas online, como derrotas, vitórias e partidas jogadas. É claro que para disputar você precisa ter wireless, mas isso é um fator a mais.

Another Road é um ótimo jogo da saga Dragon Ball para quem nunca jogou e tem um PSP. As músicas foram retiradas da versão Budokai do PS2 e só deixam a desejar na parte do mapa mundi. A história é bem trabalhada apesar de estranha, mas garante horas de diversão. Não deixe de conferir esse episódio de Dragon Ball!

Por que vale a pena?
Another Road faz você gastar um bom tempo atrás dos cards e dinheiro necessário para as lutas, além de oferecer um excelente replay com amigos online. A jogabilidade é simples mas efetiva no console da Sony.

Prós: Diversão garantida, luta rápida e dinâmica. Cards, modo Z Trial (challenges) e vários finais aumentam o fator replay.
Contras: Gráficos horríveis no modo história (mapa mundi). Poucas transformações e personagens. Dificuldade elevada quando se aproxima do final do jogo.

Avaliação
Gráficos: 7.5
Áudio: 8.0
Jogabilidade: 8.5
Replay: 9.0
Geral: 8.0

Zerado: 65%
Comentários: O foco do jogo está no modo online, pois a cada luta e capítulo, você libera imagens e símbolos para montar o seu Card do modo online. Os cards para equipar no personagem são basicamente os stats, não magias nem habilidades, o que pode frustrar um pouco. Para zerar 100%, basta conseguir o rank Z em todas as missões, o que pode ser uma tarefa chata, algumas tem dificuldade elevada.

Por: Matt

2 comentários: